Back to RJ Archive

O falcão e o rouxinol: quem medeia o confronto dos que cuidam do conflito? – Aproximações e dessemelhanças entre Justiça e Judiciário.

Lucio da Silva, Gilberto
June 4, 2015

Source: (-0001) Justicia Restaurativa En Linea. Washington, DC: Prison Fellowship International

Costuma-se aludir ao apoderamento das práticas de aplicação da Justiça pelos representantes do Poder Judiciário assinalando jocosamente que quando o Juiz não chega a pensar que é Deus isto se deve a sua certeza de que de fato o é. Ao assim proceder, afastando-se dos conflitos para, supostamente, apenas manter isenção, o magistrado comporta-se diante das partes em contenda como censor e moralizador onisciente, provocando-lhes, em resposta, uma atitude de responsabilidade passiva quanto ao conflito que resultou em processo judicial. Ao se colocar na atitude de responsável passivo o indivíduo passa a não escolher ou produzir a solução para os problemas encontrados, e o magistrado, por sua vez, tende a se distanciar das partes e de seus problemas tornando impreciso o seu julgamento.

Tags:

Support the cause

We've Been Restoring Justice for More Than 40 Years

Your donation helps Prison Fellowship International repair the harm caused by crime by emphasizing accountability, forgiveness, and making amends for prisoners and those affected by their actions. When victims, offenders, and community members meet to decide how to do that, the results are transformational.

Donate Now